Um automóvel pesado de passageiros matriculado há mais de 5 anos, deve possuir no canto inferior direito do párabrisas:
A
A
Um dístico/documento que indique a data da realização da inspeção periódica obrigatória e respetiva validade.
B
B
Um dístico/documento que indique a lotação e o peso bruto do veículo.
C
C
Uma vinheta de cor laranja que indique que o veículo reprovou em inspeção periódica obrigatória.
O consumo excessivo de óleo de um motor em funcionamento, pode ter como causa:
A
A
A utilização de óleo muito viscoso.
B
B
Filtro do óleo entupido.
C
C
Segmentos partidos.
As deficiências do tipo 1 (um) dão origem a reprovação em inspeção periódica obrigatória a veículos?
A
A
Sim, desde que se verifiquem mais de cinco.
B
B
Sim, desde que se verifiquem mais de quatro.
C
C
Sim, desde que se verifiquem mais de três.
Os ocupantes dum automóvel de mercadorias com 5000 Kg de peso bruto e equipado com cintos de segurança, devem:
A
A
Utilizar os cintos de segurança, sempre que o veículo circule na via pública.
B
B
Utilizar os cintos de segurança, somente quando circulem em autoestrada.
C
C
Utilizar os cintos de segurança, somente quando circulem fora das localidades.
Para realização das inspeções periódicas obrigatórias a veículos, devem apresentar-se os seguintes documentos:
A
A
Livrete, título de registo de propriedade e certificado de seguro.
B
B
Livrete, título de registo de propriedade e comprovativo de matrícula.
C
C
Livrete, título de registo de propriedade e ficha da ultima inspeção periódica obrigatória, quando exista.
Num autocarro afeto ao transporte público urbano e com considerável procura, os passageiros podem viajar na coxia, à frente?
A
A
Não, salvo os funcionários da empresa e os agentes de autoridade.
B
B
Não.
C
C
Sim, desde que não prejudiquem a visibilidade do condutor.
Num sistema de injeção convencional, qual a função do tubo de retorno dos injetores?
A
A
Aumentar a pressão em todo o sistema de alimentação.
B
B
Dar vazão ao gasóleo sobrante e acumulado à retaguarda das agulhas dos injetores.
C
C
Realizar a purga, mantendo o sistema com a devida pressão.
Uma falha súbita dos travões de serviço num sistema de travagem do tipo pneumático, pode ter como causa direta:
A
A
Afinação incorreta do sistema de suspensão pneumática.
B
B
Desgaste das pastilhas de travão.
C
C
Fuga de ar no circuito.
Ao momento do início de marcha de um autocarro urbano, um passageiro cai e sofre ferimentos graves. Quem pode ser responsabilizado pelo sucedido?
A
A
O condutor, desde que provado o início de marcha injustificadamente agressivo.
B
B
Somente o passageiro acidentado, uma vez que perante um início de marcha agressivo não conseguiu manter o equilíbrio.
C
C
Todos os demais passageiros, uma vez que tinham a obrigação de evitar a queda do passageiro acidentado.
Duas pessoas com a mesma idade, o mesmo peso e do mesmo sexo, ingeriram a mesma quantidade de bebida alcoólica. Podem apresentar TAS diferentes?
A
A
Não podem apresentar TAS diferentes.
B
B
Não, já que a quantidade de bebida alcoólica é a mesma.
C
C
Sim, podem apresentar TAS diferentes.
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) pode fornecer indicação acerca da distância para a próxima mudança de direção?
A
A
Não, já que somente fornece indicação acerca do itinerário em linha reta.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Se um automóvel estiver equipado com amortecedores em mau estado, pode:
A
A
Comprometer o conforto dos ocupantes, mas, nunca a segurança da condução.
B
B
Comprometer seriamente a estabilidade da trajetória do veículo em curva.
C
C
Influenciar minimamente a trajetória do veículo, mas, desde que as molas estejam em bom estado, tal não representa qualquer problema de segurança.
O autocarro articulado deve, obrigatoriamente, estar equipado com:
A
A
Caixa de primeiros socorros e luzes de substituição.
B
B
Extintor de incêndio.
C
C
Luzes de substituição.
Sempre que o motor aquece excessivamente, a causa pode ser:
A
A
Alternador avariado.
B
B
Carburador sujo.
C
C
Correia de ventoinha pouco esticada.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros, deve ter consciência de que:
A
A
Com o aumento da velocidade, aumenta a distância de travagem.
B
B
Com o aumento da velocidade, aumenta o tempo de reação.
C
C
Com o aumento da velocidade, reduz o tempo de reação.
Se para provocar a travagem do veículo, o condutor tiver que acionar diversas vezes o pedal de travão, conclui-se que:
A
A
A tensão nas molas das maxilas é excessiva.
B
B
Existe ar no sistema de travagem.
C
C
O tambor está empenado e a tensão nas molas das maxilas é excessiva.
O condutor dum automóvel pesado de mercadorias que veja um acidente na via em que circula, deve:
A
A
Sinalizar a eventual súbita redução de velocidade, procurar uma escapatória possível, parar em segurança, sinalizar o acidente e solicitar auxílio.
B
B
Sinalizar a súbita redução de velocidade, parar, acorrer ao local do acidente e ai permanecer até á remoção do veículo acidentado.
C
C
Travar energicamente para imobilizar o veículo o mais rápido possível e solicitar auxílio.
Normalmente, uma travagem deficiente, com fuga de ar quando o pedal do travão é pressionado, terá como causa direta:
A
A
O entupimento da janela de escape do servofreio.
B
B
Uma folga excessiva nas maxilas de travão.
C
C
Uma fuga de ar na válvula dupla do travão.
A montagem de um sistema do tipo ""Variobloc"" (sistema adaptativo multifuncional) num automóvel pesado de passageiros, permite:
A
A
A fixação com amortecimento de vários tipos de sistemas de acoplamento/engate, bem como a respetiva remoção.
B
B
Com devida eficácia e em conjunto com as molas o amortecimento dos choques resultantes das irregularidades do piso.
C
C
Controlar, muito embora com algumas limitações, a direcionalidade do reboque.
O condutor deve utilizar o bloqueio de diferencial quando o veículo:
A
A
Circula em pavimento com boa aderência.
B
B
Circula em pavimento escorregadio.
C
C
Esteja imobilizado por falta de aderência das rodas motoras.