O veículo imobilizado na faixa de rodagem procede corretamente?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o seu condutor esteja próximo do local.
C
C
Sim, porque o veículo é de mercadorias.
Os condutores devem colocar a carga nos veículos de modo a:
A
A
Não reduzir a visibilidade do condutor.
B
B
Não ultrapassar a tara do veículo.
O veículo longo que segue à minha frente é obrigado a circular sempre com as luzes de cruzamento acesas?
A
A
Não. Só no caso em que a visibilidade seja manifestamente reduzida.
B
B
Sim, porque não pode circular a mais de 70 km/h.
C
C
Sim, porque transporta mercadorias perigosas.
Observando o banco traseiro deste veículo, considera que está pronto a iniciar a marcha?
A
A
Não.
B
B
Sim, desta forma todas as crianças serão devidamente transportadas.
C
C
Sim, o importante é não colocar as crianças no banco da frente.
Os automóveis devem possuir obrigatoriamente refletores vermelhos à retaguarda?
A
A
É aconselhável tê-los, mas não obrigatório.
B
B
Sim, mas só nos automóveis pesados.
C
C
Sim, para assinalarem de noite a sua presença.
Os médios devem projetar-se no solo:
A
A
E iluminá-lo eficazmente numa distância de 30 metros.
B
B
E iluminá-lo eficazmente numa distância de 50 metros.
C
C
E no mínimo, iluminá-lo a 100 metros.
Os sinais luminosos obrigam-me a:
A
A
Cumprir a regra geral de cedência de passagem.
B
B
Parar.
C
C
Prosseguir a marcha.
O veículo que se encontra à minha frente tem ligada a luz de:
A
A
Marcha-atrás.
B
B
Nevoeiro.
C
C
Presença.
Sempre que as condições ambientais exijam os veículos devem utilizar as luzes de nevoeiro.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Os sistemas de retenção para o transporte de crianças são obrigatórios?
A
A
Sim, mas apenas em crianças até 6 anos de idade.
B
B
Sim, mas apenas para a condução em autoestrada.
C
C
Sim.
Os sistemas de retenção só devem ser utilizados em viagens longas?
A
A
Não, os sistemas de retenção são sempre obrigatórios.
B
B
Não, porque os sistemas de retenção nem são obrigatórios.
C
C
Sim, em viagens com mais de 50 km.
Os veículos de duas rodas podem, tal como este veículo, transitar em cima do passeio?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas apenas para estacionar.
C
C
Sim, porque ocupam pouco espaço.
Para conduzir com segurança, é necessária a utilização dos espelhos, pelo condutor:
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Para iluminação os automóveis devem ter:
A
A
Médios e máximos.
B
B
Mínimos e máximos.
C
C
Mínimos e médios.
Para contornar os veículos imobilizados devo estar especialmente atento:
A
A
Ao comportamento dos outros utentes.
B
B
Ao limite de velocidade.
C
C
Apenas aos veículos que me ultrapassam.
Para iniciar o atravessamento da passagem de nível, é suficiente respeitar a sinalização existente no local?
A
A
Não. É necessário, para além da sinalização, um cuidado especial neste local.
B
B
Não. Porque não existe sinalização relativa à passagem de nível.
C
C
Sim.
Para uma condução segura, devo considerar que uma das características da condução urbana é:
A
A
A diminuição do número de intersecções.
B
B
A maior variedade de utentes num espaço comum.
C
C
Um menor número de informação a recolher.
Que manobra o condutor não pode efetuar nesta situação?
A
A
A manobra de inversão do sentido de marcha.
B
B
A manobra de marcha atrás.
Perante este acidente, que não sei como ocorreu e do qual não há vítimas, devo:
A
A
Dar a minha opinião face ao posicionamento dos veículos.
B
B
Parar para ser solidários com os intervenientes.
C
C
Prosseguir a marcha.
Pratico uma condução defensiva, se neste local:
A
A
Inverter o sentido de marcha.
B
B
Moderar a velocidade.
C
C
Parar.
Porque o pavimento oferece más condições de aderência, devo:
A
A
Aumentar a distância de segurança.
B
B
Circular a velocidade não superior a 60 km/h.
C
C
Reduzir a distância de segurança.
Posso contornar o veículo imobilizado?
A
A
Não, porque no eixo da faixa de rodagem existe uma marca rodoviária.
B
B
Não, porque o outro condutor está muito perto do seu veículo.
C
C
Sim, desde que reúna todas as condições de segurança.
Posso ultrapassar o veículo que circula à minha frente?
A
A
Não, porque a ultrapassagem é proibida das 8 às 20 h.
B
B
Não, porque estou próximo da passagem para peões.
C
C
Sim, desde que deixe passar o peão.
Praticar uma condução defensiva, é uma atitude que:
A
A
Ajuda a diminuir a sinistralidade rodoviária.
B
B
Em nada influencia os números da sinistralidade.
C
C
Embaraça o trânsito.
Sempre que a iluminação de um local não é suficiente, posso utilizar as luzes de estrada.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Tendo em conta a prática de uma condução defensiva:
A
A
Devo estar particularmente atento ao comportamento dos peões.
B
B
Devo evitar ceder a passagem aos peões, para não provocar embaraço no trânsito.
Pratico uma condução defensiva se:
A
A
Adaptar a minha condução às condições do trânsito.
B
B
Circular apenas na via de trânsito da direita.
C
C
Nunca ultrapassar outro veículo.
Pratico uma condução defensiva, quando:
A
A
Avanço sempre em primeiro lugar.
B
B
O meu comportamento é adequado, considerando o comportamento dos outros utentes.
C
C
Paro em todas as intersecções.
Pratico uma técnica de condução defensiva, se:
A
A
Abrandar e permitir que o outro veículo termine a manobra.
B
B
Contornar o outro veículo.
C
C
Parar independentemente do comportamento do outro condutor.
Pratico uma técnica de condução defensiva:
A
A
Ao adaptar o meu comportamento aos outros utentes da via pública.
B
B
Ao utilizar os sinais sonoros, com o objetivo de mostrar o meu desagrado perante determinado comportamento.
C
C
Sempre que utilizar os sinais sonoros ao descrever uma curva.