O motor que se apresenta na figura tem:
A
A
Um êmbolo.
B
B
Dois êmbolos.
C
C
Quatro êmbolos.
Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve ser feita pelo condutor.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Por norma, o sistema de travagem dos motociclos é de patilhas porque permite:
A
A
Melhor travagem.
B
B
Um melhor direcionamento.
C
C
Uma maior velocidade.
A existência de uma suspensão em bom estado e bem regulada poderá favorecer:
A
A
A redução da distância de reação.
B
B
A redução da distância de travagem.
C
C
O aumento das distâncias de manobra.
A exposição prolongada ao ar de líquido dos travões de motociclos deve ser evitada, porque:
A
A
O líquido dos travões é altamente inflamável quando em contacto com o ar.
B
B
O líquido dos travões em contacto com o ar absorve humidade perdendo eficácia.
C
C
O líquido dos travões evapora-se muito rapidamente.
A figura que se apresenta, pode ser legendada da seguinte forma:
A
A
A (comutador de luzes), B (interruptor de indicadores de mudança de direção) e C (interruptor de paragem de emergência).
B
B
A (comutador de luzes), B (interruptor de paragem de emergência) e C (interruptor de indicadores de mudança de direção).
C
C
A (interruptor de paragem de emergência), B (comutador de luzes) e C (interruptor de luzes).
A força do motor dos motociclos de duas rodas, é transmitida à roda motora por meio de:
A
A
Corrente, correia de fibra de vidro ou veio de transmissão em carbono.
B
B
Corrente, correia de policarbonato ou veio de transmissão em compósito.
C
C
Corrente, correia dentada ou veio de transmissão.
A pressão dos pneus nos motociclos deve ser vista regularmente.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A separação do pneu da jante, no caso dos motociclos, pode ocorrer:
A
A
Sempre que a pressão dos pneus seja manifestamente inferior ao recomendado.
B
B
Sempre que a pressão dos pneus seja superior ao recomendado.
A pintura de um motociclo pode mais facilmente ganhar ferrugem, se for utilizado essencialmente em zonas não urbanas?
A
A
Não, exceto se a zona não urbana for junto ao mar.
B
B
Sim, pois existe menos poluição.
C
C
Sim, porque circula com velocidades maiores.
O condutor do veículo cinzento, bem como todo o trânsito à sua retaguarda, devem:
A
A
Abrandar.
B
B
Avançar.
C
C
Parar.
O condutor com que me vou cruzar utiliza indevidamente os máximos. Devo:
A
A
Buzinar continuamente.
B
B
Passar a utilizar as luzes de máximos para não ficar encandeado.
C
C
Permanecer em médios, reduzir a velocidade e desviar o olhar para a direita.
O condutor do automóvel pesado está a cometer uma infração?
A
A
Não, pois a linha mista pode ser transposta para efetuar manobras.
B
B
Sim, porque a linha mista não pode ser transposta.
C
C
Sim, porque a linha mista proíbe as ultrapassagens.
O condutor do automóvel pesado está a cometer uma infração?
A
A
Não, porque a sinalização não o impede de efetuar a manobra.
B
B
Sim, porque a marca rodoviária não pode ser pisada.
C
C
Sim, porque não pode ultrapassar com chuva.
O sinal de luz vermelha destina-se a:
A
A
Condutores.
B
B
Peões e condutores.
C
C
Peões.
O condutor é obrigado a passar de máximos para médios:
A
A
Ao atravessar uma passagem de nível.
B
B
No acesso a uma autoestrada.
C
C
No cruzamento com outros veículos.
O condutor é obrigado, durante a noite, a apagar os máximos:
A
A
No cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais.
B
B
Somente no cruzamento com automóveis.
C
C
Somente no cruzamento com veículos de tração animal.
O condutor pode usar o sinal sonoro:
A
A
Como forma de protesto.
B
B
De noite, fora das localidades.
O meu veículo é um ligeiro de passageiros e tem um reboque atrelado. Circulo corretamente nesta via de trânsito?
A
A
Não.
B
B
Sim.
O que devo fazer perante a indicação dada pelo agente regulador de trânsito?
A
A
Avançar porque a mesma se destina apenas ao trânsito que vem em sentido contrário.
B
B
Parar.
O que deve fazer o condutor que é encandeado ao cruzar-se de noite com outro veículo?
A
A
Ligar os máximos.
B
B
Passar várias vezes e com rapidez dos médios a máximos.
C
C
Reduzir a velocidade, mantendo os médios acesos.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Aumentar um pouco a velocidade, porque ainda me encontro muito distante do sinal, devendo ultrapassar o velocípede.
B
B
Parar no local exato em que me encontro.
C
C
Reduzir a velocidade e adequar a minha condução à paragem imposta pelo sinal.
O que devo fazer nesta situação?
A
A
Inverter o sentido de marcha se a intensidade de trânsito aumentar.
B
B
Moderar a velocidade e transitar à direita da linha.
C
C
Parar porque a sinalização me indica que o local está em obras.
O que devo fazer neste local?
A
A
Mudar obrigatoriamente de via de trânsito.
B
B
Transitar na via de trânsito da direita.
C
C
Transitar na via de trânsito da esquerda.
O que significam as luzes amarelas acendendo alternadamente?
A
A
Obrigação de parar antes da zona regulada pelo sinal.
B
B
Permissão para passar com especial prudência.
C
C
Proibição de prosseguir a marcha se circular a velocidade superior a 50 km/h.
O sinal luminoso de cor vermelha aplica-se:
A
A
A todos os veículos que circulam na via em que estou colocado.
B
B
Aos veículos que pretendem entrar na via assinalada pelo sinal vertical.
C
C
Apenas aos veículos de transporte público.
O sinal que o agente regulador de trânsito faz, indica:
A
A
Que o trânsito à sua direita deve avançar.
B
B
Que o trânsito à sua direita deve parar.
C
C
Que todos os condutores devem parar.
O sinal retangular de fundo amarelo indica-me:
A
A
Estreitamento da via de trânsito.
B
B
Supressão da berma.
C
C
Supressão de via de trânsito.
O sinal vertical à minha direita transmite-me uma indicação útil sobre um local de especial relevância:
A
A
Cultural.
B
B
De património natural.
C
C
Histórico-patrimonial.
O sinal vertical é:
A
A
De mensagem variável.
B
B
De proibição.
C
C
Turístico-cultural.
O sinal vertical imediatamente à minha direita é:
A
A
De informação.
B
B
De zona.
C
C
Turístico-cultural.
Os veículos que transitem na via da esquerda devem:
A
A
Avançar com precaução.
B
B
Parar.
C
C
Unicamente mudar de direção, porque o sinal luminoso está colocado do lado direito.
Para indicar aos outros utentes da via pública a aproximação do seu veículo, o condutor deve utilizar:
A
A
O sinal de mudança de direção.
B
B
Os sinais sonoros nas localidades, de dia, mas só em caso de perigo iminente.
C
C
Os sinais sonoros, de noite, nas localidades.
Perante a indicação dada pelo sinal devo:
A
A
Avançar mas com muita precaução.
B
B
Parar e aguardar por outra indicação.
C
C
Parar e só avançar depois de ceder a passagem.
Perante a indicação do sinal luminoso, estou autorizado a avançar. No entanto, as condições do trânsito:
A
A
Não me permitem avançar de imediato.
B
B
Obrigam-me a parar antes do sinal.
C
C
Permitem a utilização dos sinais sonoros.
Perante a luz amarela do sinal luminoso, devo:
A
A
Avançar com muita precaução.
B
B
Avançar rapidamente.
C
C
Parar.
Perante a linha contínua amarela junto ao limite direito da faixa de rodagem, fico a saber que:
A
A
A paragem e o estacionamento devem fazer-se fora da faixa de rodagem, porque não circulo numa localidade.
B
B
É proibido estacionar, podendo apenas parar na berma.
C
C
É proibido parar ou estacionar.
Perante a luz amarela da sinalização luminosa, devo:
A
A
Ocupar a via da esquerda.
B
B
Passar rapidamente antes de aparecer a luz vermelha.
C
C
Preparar-me para parar.
Perante a luz amarela, que antecede a luz vermelha, devo:
A
A
Avançar com precaução.
B
B
Avançar rapidamente se a paragem não se mostrar segura.
C
C
Travar bruscamente.
Perante a luz verde dos sinais luminosos:
A
A
Regra geral, devo avançar.
B
B
Regra geral, devo parar.
C
C
Sou obrigado a avançar em qualquer circunstância.