Dadas as reduzidas dimensões do veículo que conduzo a manobra de ultrapassagem deve ser realizada pelo lado direito.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Nesta situação, para circular mais rapidamente, devo utilizar o espaço livre entre os veículos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Conduzo um veículo de pequenas dimensões. Devo passar pela retaguarda do veículo à minha frente?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Circulo muito próximo da via de trânsito à minha esquerda, procedo corretamente?
A
A
Sim, porque circulo na via de trânsito da direita.
B
B
Não, porque devia circular o mais à direita possível.
C
C
Não, porque devia circular na via de trânsito da esquerda.
Circulo a 100 K/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução direta para 2ª?
A
A
Sim, em caso de emergência e desde que se trate dum motociclo com transmissão por corrente.
B
B
Sim, desde que necessite de efetuar uma travagem mais eficiente.
C
C
Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
Nesta situação posso circular com as luzes de máximos?
A
A
Sim.
B
B
Não
O condutor de um motociclo deve transitar sempre com as luzes de cruzamento ligadas?
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Não, exceto se a visibilidade for insuficiente.
Nesta situação, a largura da faixa de rodagem e dos veículos com os quais me cruzo são dois fatores a ter em atenção para circular em segurança.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
As acelerações bruscas, em marcha, que não provoquem derrapagem, podem comprometer a estabilidade de um motociclo?
A
A
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.
B
B
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
C
C
Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
Na condução de um motociclo, qual o fator que mais influencia a distância de segurança?
A
A
Os pneumáticos.
B
B
O traçado da via.
C
C
A velocidade.
O estado emocional do condutor pode influenciar, de forma negativa, o desempenho da tarefa da condução?
A
A
Sim, pode.
B
B
Sim, mas apenas se o condutor circular fora de localidades.
C
C
Não, porque o estado emocional apenas influencia a distância de travagem.
O estado emocional é um fator de ordem interna que influencia:
A
A
O tempo de reação.
B
B
O tempo de reação e a distância de travagem.
C
C
A distância de travagem.
Qual o principal efeito do sono na condução automóvel?
A
A
Diminui a capacidade de reação, a exatidão e rapidez dos movimentos.
B
B
Aumenta a capacidade recetiva dos órgãos dos sentidos.
C
C
Aumenta a capacidade de análise das situações.
Qual o principal efeito da fadiga no exercício da condução automóvel?
A
A
Tensão muscular, rigidez e falta de flexibilidade nos membros.
B
B
Diminuição do número de erros ao volante.
C
C
Rapidez e precisão na execução de manobras.
Qual o tipo de visão mais prejudicada pela prática de velocidades elevadas?
A
A
Visão cromática.
B
B
Visão frontal.
C
C
Visão periférica.
Qual dos seguintes fatores pode afetar mais o campo visual do condutor?
A
A
O estado emocional.
B
B
A largura da via.
C
C
A ingestão de bebidas alcoólicas.
Qual a principal consequência da visão em túnel, resultante da ingestão de bebidas alcoólicas?
A
A
Diminuição da capacidade de distinguir as cores.
B
B
Diminuição da capacidade de ver lateralmente.
C
C
Redução da capacidade de ver ao longe.
Qual a influência da ingestão de bebidas alcoólicas na condução?
A
A
Aumenta a capacidade de reação.
B
B
Aumenta os reflexos e acalma o condutor.
C
C
Diminui a resistência física do condutor.
Um dos primeiros efeitos após a ingestão de álcool traduz-se num estado:
A
A
Eufórico.
B
B
Fatigado.
C
C
Adaptado a todas as necessidades de condução.
Um dos fatores que influencia a TAS é a quantidade de álcool ingerido.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Os tranquilizantes e os estimulantes podem afetar as capacidades do indivíduo para o exercício da condução?
A
A
Não, desde que sejam receitados pelo médico.
B
B
Sim, mas apenas ingeridos com bebidas alcoólicas.
C
C
Sim, podem afetar as suas capacidades.
Os condutores podem recusar submeter-se às provas para deteção do estado de influenciado pelo álcool?
A
A
Não.
B
B
Sim, porque apenas são submetidos ao teste, os condutores intervenientes em acidente.
C
C
Sim, se não tiverem ingerido bebidas alcoólicas.
Uma das consequências da fadiga é:
A
A
A diminuição do tempo de reação.
B
B
A sonolência.
C
C
O aumento da atenção do condutor.
O que é que pode levar ao aumento da distância de paragem?
A
A
A fadiga do condutor.
B
B
A largura da faixa de rodagem.
C
C
A subida de inclinação acentuada.
O que é o campo visual?
A
A
É a área total que o indivíduo vê olhando em frente, sem mover a cabeça.
B
B
É a capacidade do indivíduo para distinguir os objetos ao longe.
C
C
É a capacidade do indivíduo para ver os objetos a três dimensões.
O que é a visão cromática?
A
A
Capacidade de ver lateralmente.
B
B
Capacidade de ver durante a noite.
C
C
Capacidade de distinguir as cores.
O que deve fazer o condutor quando se sente sonolento?
A
A
Moderar a velocidade, evitando parar o veículo.
B
B
Parar e descansar.
C
C
Continuar a viagem. É importante não perder tempo.
O estado físico do condutor influencia a forma como desempenha a tarefa da condução?
A
A
Não, o estado físico não tem influência. A condução é influenciada apenas, pelo estado psicológico.
B
B
Sim, mas unicamente se estiver sob a influência do álcool com taxa superior a 0,8 g/l.
C
C
Sim, sempre.
O estado físico do condutor é um fator muito importante para a condução. A ingestão de bebidas alcoólicas:
A
A
É muito negativa para o desempenho da tarefa de condução.
B
B
Não influencia a tarefa de condução.
C
C
Só é negativa, se as bebidas forem ingeridas em grandes quantidades.
Quem conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,1 g/l comete uma contraordenação:
A
A
Muito grave.
B
B
Grave.
Nesta situação, o condutor da ambulância:
A
A
Deve ceder a passagem.
B
B
Deve parar obrigatoriamente.
C
C
Pode avançar em primeiro lugar.
Nesta situação, o condutor da ambulância:
A
A
Deve parar.
B
B
Pode avançar com precaução.
Nesta situação, em que momento deve avançar o motociclo?
A
A
Depois do automóvel ligeiro e antes do meu veículo.
B
B
Depois do meu veículo e antes do automóvel ligeiro.
C
C
Em primeiro lugar.
Nesta situação, devo:
A
A
Avançar.
B
B
Ceder a passagem.
C
C
Utilizar os sinais sonoros, para que o condutor do velocípede me ceda a passagem.
Perante a sinalização existente estou proibido de exceder a velocidade máxima de 50 km/h na via de trânsito onde circulo.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Perante a sinalização de proibição devo saber que:
A
A
Apenas é permitido o trânsito a automóveis de mercadorias e a veículos de tração animal.
B
B
É proibido o trânsito a automóveis de mercadorias e a veículos de tração animal.
C
C
Estou obrigado a circular com precaução e apenas na via de trânsito mais à direita.
Os motociclos podem circular na presença deste sinal vertical?
A
A
Não, o acesso é interdito a todos os motociclos.
B
B
Sim, desde que sejam motociclos com carro.
C
C
Sim, desde que sejam motociclos simples.
O sinal vertical significa:
A
A
Trânsito proibido a motociclos.
B
B
Trânsito proibido a velocípedes.
C
C
Via obrigatória para motociclos.
O sinal vertical significa:
A
A
Intensidade de trânsito proibindo os veículos de transitar a uma distância superior a 70 metros uns dos outros.
B
B
Proibição de transitar a uma distância inferior a 70 metros do veículo da frente.
C
C
Proibição de ultrapassar numa extensão de 70 metros.
Os veículos pesados de mercadorias com reboque de apenas um eixo estão impedidos de circular após o sinal de proibição?
A
A
Não.
B
B
Sim.