Quando um motociclista está sob o efeito do álcool, os seus reflexos são:
A
A
Mais eficazes mas menos rápidos.
B
B
Mais rápidos.
C
C
Menos precisos.
Nos motociclos o uso de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação é obrigatório em qualquer circunstância. Concorda com a afirmação?
A
A
Não, sendo apenas obrigatório uso de dispositivos de iluminação.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Numa autoestrada, sempre que circulem só dois motociclistas, estes devem circular:
A
A
A par, para se ajudarem um ao outro.
B
B
Pela via mais à direita.
C
C
Sempre com as luzes de máximos ligados.
Numa ultrapassagem, o condutor de um motociclo deve ter atenção aos ângulos mortos dos outros condutores?
A
A
Não, essa responsabilidade é do condutor ultrapassado.
B
B
Não, para este tipo de veículo não existem ângulos mortos.
C
C
Sim, se não o fizer pode causar um acidente.
Numa ultrapassagem, o motociclista pode levantar a roda a frente?
A
A
Não, pois é uma contraordenação.
B
B
Pode, se a ultrapassagem for feita em autoestrada.
C
C
Sim, desde que não crie perigo para ninguém.
O condutor de um motociclo, ao transitar durante o dia e com boa visibilidade, é obrigado a circular com algum dispositivo de iluminação aceso?
A
A
Não, devendo ligar apenas um dispositivo de sinalização luminosa.
B
B
Não, os dispositivos de iluminação apenas devem ser utilizados durante o dia se as condições meteorológicas tornarem a visibilidade suficiente.
C
C
Sim, deve transitar com a luz de cruzamento acesa.
Um motociclista em andamento não pode:
A
A
Tirar os pés dos pisa-pés.
B
B
Tirar uma das mãos do guiador.
C
C
Ultrapassar pela esquerda.
O condutor de um motociclo, durante o dia e com condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade suficiente, enquanto aguarda pelo sinal que lhe permita avançar deve utilizar as luzes de:
A
A
Cruzamento apenas nos casos e nos locais cuja iluminação não permita uma visibilidade superior a 100 metros para não provocar encandeamento.
B
B
Cruzamento.
C
C
Estrada.
Os condutores de uma forma geral, dentro das localidades e aglomerados urbanos, devem:
A
A
Conduzir entre filas de modo a não ficarem retidos no trânsito.
B
B
Dar especial atenção à presença de outro motociclo e segui-lo, especialmente se este circular entre filas de trânsito.
C
C
Dar particular atenção ao possível atravessamento de peões, especialmente dos idosos e das crianças.
Os condutores de veículos de duas rodas são considerados utentes vulneráveis?
A
A
Sim, mas apenas quando circulam dentro das localidades.
B
B
Sim, sempre.
C
C
Não, em circunstância alguma.
O sinal vertical indica-me:
A
A
Curva perigosa à direita.
B
B
Entroncamento com via com prioridade.
C
C
Entroncamento com via sem prioridade.
O sinal vertical indica-me:
A
A
Zona de paragem e estacionamento proibidos.
B
B
Zona de estacionamento permitido do lado direito da faixa de rodagem.
C
C
Zona de estacionamento proibido.
O sinal vertical proíbe o trânsito:
A
A
A todos os automóveis pesados.
B
B
Aos automóveis ligeiros e pesados de mercadorias.
C
C
Apenas aos automóveis pesados de mercadorias.
O sinal vertical que se encontra nesta via pública indica-me que:
A
A
A via pública tem dois sentidos de trânsito.
B
B
Devo ceder a passagem ao veículo que transita em sentido contrário.
C
C
Tenho prioridade de passagem.
Perante a sinalização existente devo saber que na via de trânsito onde circulo:
A
A
Devo circular a uma velocidade média de 70 km/h.
B
B
É obrigatório circular à velocidade mínima de 70 km/h.
C
C
Não devo circular a mais de 70 Km/h.
Perante a sinalização vertical desta via, devo saber que:
A
A
Aproxima-se uma via sem prioridade a 100 metros.
B
B
Estou obrigado a ceder a passagem a todos os veículos que circulam na via que se aproxima.
C
C
Os condutores que transitam na via onde se encontra este sinal têm prioridade de passagem.
Perante a sinalização vertical existente nesta via pública devo saber que:
A
A
Cede sempre a passagem o veículo que chega depois ao estreitamento da via.
B
B
Devo ceder a passagem ao veículo que circula em sentido contrário.
C
C
O veículo que desce deve ceder-me a passagem.
Perante este sinal sei que na via de trânsito à minha esquerda não podem circular automóveis:
A
A
Ligeiros e pesados de mercadorias.
B
B
Pesados de mercadorias e de passageiros.
Perante este sinal sei que vou entrar numa zona:
A
A
Onde não posso parar nem estacionar.
B
B
Onde posso parar e estacionar.
C
C
Onde posso parar mas não estacionar.
Perante o sinal de fundo branco tenho prioridade sobre os veículos que circulam na via da esquerda. Concorda com a afirmação?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Perante o sinal vertical de forma triangular sei que no próximo entroncamento devo ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Perante este sinal vertical fico a saber que vou entrar numa zona de:
A
A
Estacionamento autorizado.
B
B
Estacionamento proibido apenas para automóveis pesados.
C
C
Estacionamento proibido.
Perante o sinal vertical devo saber que:
A
A
Aproxima-se uma curva perigosa à esquerda.
B
B
O trânsito apenas se faz num só sentido.
C
C
Tenho prioridade de passagem no próximo entroncamento ou cruzamento.
Posso circular a velocidade superior a 40 Km/h nesta via de trânsito?
A
A
Não, o sinal indica-me entrada numa zona em que a velocidade está limitada à indicada no sinal.
B
B
Sim, o sinal indica-me a entrada numa zona de velocidade recomendada superior a 40 Km/h.
C
C
Sim, o sinal indica-me que terminou a zona de velocidade limitada a 40 Km/h.
Qual o significado do sinal de cedência de passagem?
A
A
Aproximação de praça onde a velocidade é limitada a 70 km/h.
B
B
Aproximação de rotunda onde o trânsito se processa em sentido giratório.
C
C
Obrigatoriedade de ceder a passagem aos veículos que entram na rotunda.
Se circular com um automóvel ligeiro de mercadorias posso seguir em frente?
A
A
Não, o sinal proíbe a circulação de automóveis ligeiros e pesados de mercadorias.
B
B
Sim, o sinal apenas proíbe a passagem de automóveis pesados de mercadorias.
C
C
Sim, o sinal indica zona de estacionamento proibido a automóveis pesados de mercadorias.
A via de trânsito em que circulo vai terminar. Devo:
A
A
Ceder passagem a todos os veículos que circulam na via da esquerda.
B
B
Inverter o sentido de marcha porque a via não tem continuação.
C
C
Parar e ceder passagem a todos os veículos com que vou cruzar.
O sinal vertical, de afetação de vias, indica:
A
A
A aproximação de um entroncamento.
B
B
A supressão de uma via de trânsito com obrigatoriedade de cedência de passagem.
C
C
Que no sentido em que transito passam a existir duas vias de trânsito.
Os condutores que circulam na via de trânsito da direita devem:
A
A
Ceder a passagem e mudar de via de trânsito.
B
B
Mudar para a faixa de rodagem da esquerda, antes do sinal.
C
C
Parar antes de mudar de via de trânsito.
Este sinal indica-me:
A
A
Autoestrada.
B
B
Fim de autoestrada.
C
C
Via reservada a automóveis e motociclos.
A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo:
A
A
Num itinerário principal.
B
B
Numa autoestrada.
C
C
Numa estrada nacional.
Após o sinal, o estacionamento é:
A
A
Autorizado.
B
B
Limitado.
C
C
Proibido.
Este sinal é de:
A
A
Indicação.
B
B
Perigo.
C
C
Pré-sinalização.
O sinal indica-me que:
A
A
A estrada não tem saída.
B
B
Terminou a autoestrada.
C
C
Vou entrar numa autoestrada
O que devo fazer neste local?
A
A
Moderar a velocidade.
B
B
Parar obrigatoriamente.
C
C
Utilizar os sinais sonoros ou luminosos.
O sinal de indicação está colocado no local exato da escapatória?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Perante este sinal fico a saber que a faixa de rodagem em que circulo tem:
A
A
Dois sentidos.
B
B
Quatro sentidos.
C
C
Uma via de trânsito em cada sentido.
Perante este sinal, sei que circulo:
A
A
Num IC.
B
B
Num IP.
C
C
Numa autoestrada.
Este sinal complementar está colocado numa via reservada a automóveis e motociclos a 500 metros de uma saída.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa:
A
A
Ao início da próxima localidade.
B
B
Ao início da via de abrandamento ou de saída.
C
C
Ao próximo sinal de indicação de saída.