A velocidade do motociclo na via pública varia em função do traçado da via e das condições do trânsito.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
O aumento da velocidade num motociclo pode aumentar a vibração do conjunto condutor/veículo, o que:
A
A
Em termos de segurança é favorável, já que mantém o condutor desperto.
B
B
É suscetível de manter o condutor mais sensível às reações do motociclo.
C
C
É suscetível de provocar distorção da visão.
Nesta situação, em que vou passar sobre uma marca rodoviária, o que devo fazer?
A
A
Manter a velocidade constante, enquanto estiver a passar sobre a marca rodoviária.
B
B
Reduzir a velocidade com o auxílio do travão da frente, enquanto estiver a passar sobre a marca rodoviária.
C
C
Reduzir a velocidade com o auxílio do travão da retaguarda, enquanto estiver a passar sobre a marca rodoviária.
O condutor de um motociclo está sempre obrigado a utilizar capacete, de preferência, integral ou fechado. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, porque oferece menos segurança ao condutor.
B
B
Sim, mas apenas quando circula com um motociclo de cilindrada superior a 50 cm³.
C
C
Sim, porque é mais seguro.
Quando o motociclo não tem corrente na roda de trás, a transmissão é feita:
A
A
Na roda da frente.
B
B
Na roda de trás, por sistema elétrico.
C
C
Na roda de trás, por veio de transmissão.
Como devo proceder para aumentar a distância de segurança que me separa do veículo que circula à minha frente?
A
A
Aumentar a velocidade.
B
B
Mudar para a via da esquerda.
C
C
Reduzir a velocidade.
O peso do capacete de proteção tem influência no conforto do motociclista?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Na condução de um motociclo, o aumento significativo da velocidade implica:
A
A
Aumento do tempo de reação.
B
B
Aumento do tempo disponível para raciocinar e reagir.
C
C
Diminuição do tempo para recolha de informação pertinente.
Regra geral, quando o condutor imobiliza o motociclo para o abastecer de combustível, ao abandoná-lo deve ter especial cuidado:
A
A
Com o piso habitualmente escorregadio destes locais.
B
B
Em alterar a posição da torneira de combustível.
C
C
Em colocar a zeros o totalizador de quilómetros.
Nesta situação, devo optar por circular junto ao eixo da faixa de rodagem?
A
A
Não.
B
B
Sim, dado não haver outros veículos em circulação.
C
C
Sim, de forma a tornar mais amplo o meu campo visual.