Os amortecedores de direção dos motociclos servem para:
A
A
Ajudar a suspensão no amortecimento das irregularidades do piso.
B
B
Ajudar o condutor a virar o guiador na direção pretendida.
C
C
Anular oscilações da direção.
Se, numa autoestrada, o condutor de um motociclo circular apenas com as luzes de presença ligadas:
A
A
Comete uma contraordenação grave.
B
B
Comete uma contraordenação muito grave.
C
C
Não comete nenhuma contraordenação.
A chapa de matrícula colocada à retaguarda dos motociclos deve ser iluminada?
A
A
Não, a iluminação da chapa de matrícula nos motociclos não é obrigatória.
B
B
Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por uma luz amarela ou alaranjada.
C
C
Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por uma luz branca.
Conduzindo um veículo de duas rodas, a largura da faixa de rodagem é um fator a ter em atenção sempre que realizo a manobra de ultrapassagem.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
As luvas a utilizar pelos condutores de motociclos têm como finalidade:
A
A
Garantir a proteção das mãos durante a condução e em caso de acidente.
B
B
Garantir somente a proteção das mãos em caso de acidente.
C
C
Garantir somente a temperatura adequada das mãos.
Um bom capacete de proteção deve possuir canais de ventilação que permitam a saída do ar que nele entra?
A
A
Não, seria desnecessário já que o capacete de proteção não é completamente fechado.
B
B
Não, uma vez que dessa forma estaria comprometida a eficácia do sistema de ventilação.
C
C
Sim, por forma a ficar garantida a eficácia do sistema de ventilação.
Os motores a quatro tempos que equipam determinados motociclos, têm que possuir, pelo menos:
A
A
Duas válvulas por cilindro.
B
B
Quatro válvulas por cilindro.
C
C
Três válvulas por cilindro.
A maior probabilidade de me sentir fatigado em virtude da monotonia da condução verifica-se em vias de trânsito:
A
A
De grande fluxo de tráfego com constante necessidade de mudar de velocidade.
B
B
Retas em que não há necessidade de alterar a velocidade.
C
C
Sobrecarregadas de sinalização vertical e horizontal.
O condutor de um motociclo onde é possível o transporte de um passageiro, para conduzir em segurança, deve:
A
A
Sentar-se na parte dianteira do banco.
B
B
Sentar-se na parte traseira do banco.
C
C
Sentar-se no meio do banco.
Ao circular com um motociclo de duas rodas em piso com gelo, a inclinação do veículo numa curva, origina:
A
A
Um aumento da aderência e do equilíbrio do veículo e não compromete a segurança da condução.
B
B
Um aumento de aderência dos pneus ao solo, já que é diminuída a zona de contacto entre o pneu e o pavimento.
C
C
Uma manobra suscetível de comprometer o equilíbrio do veículo.